Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Minas France Pampulha

Av. Presidente Antonio Carlos, nº 7951. Bairro São Luiz.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1185

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2101-5000

Minas France Savassi

Rua Prof. Moraes, nº 485. Bairro Funcionarios.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1185

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 3503-3302

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 3503-3300

Home Blog

Blog Minas France

Centralina do motor: o que é e tudo o que você precisa saber sobre esse componente

A centralina do motor é uma peça fundamental para o funcionamento do carro garantindo mais conforto e segurança aos ocupantes. Saiba mais!

O que é a centralina do motor? 
Antigamente, a centralina do motor assumia a função dos carburadores para controlar a injeção de combustível e ar. Com o avanço tecnológico, ela assume diferentes papéis. Não é por acaso que em inglês, a peça é conhecida como ECU - Engine Control Unit (Unidade de Controle do Motor). 
Ao se constituir como um sistema eletrônico completo, ela desempenha a interface de todos os recursos eletrônicos de um veículo, bem como a de alguns dispositivos mecânicos. A centralina do motor pode controlar o tempo de ignição e a velocidade em marcha lenta do carro, por exemplo. 
 
Onde esse componente está localizado? 
A localização da centralina do motor pode variar de um modelo para o outro. Ela pode se encontrar:  
 
✔ Na lateral do passageiro (debaixo do porta-luvas ou do painel); 
✔ No compartimento do motor. 
 
Nos carros mais modernos, as montadoras estão instalando módulos em diferentes lugares como, por exemplo, no interior das portas. Portanto, a centralina do motor é posicionada de modo estratégico para cumprir as funcionalidades que o veículo oferece.  
Atualmente, a lista de recursos tecnológicos de um modelo pode ser bastante extensa: velocidade de cruzeiro, sistema antiesmagamento, controle de tração, controle de portas, vetorização de torque, e por aí vai. As centrais de comando serão distribuídas para atender a especificidade desses itens, mas, sempre estarão conectadas a um servidor central. 
A comunicação entre os módulos e esse servidor existe para que haja um processamento das informações. A partir disso, a centralina do motor terá condições para ajustar o funcionamento do motor garantindo a sua máxima eficiência. 
 
Sintomas suspeitos 
Assim como os demais componentes de um veículo, a centralina do motor também pode apresentar problemas. A instabilidade nos cilindros do motor, a dificuldade durante a troca de marchas na transmissão automática ou a derrapagem do veículo ao travar podem ser indícios de que há microfissuras na placa de circuito impresso. 
Agora, quando o carro apresenta um aumento do consumo de combustível ou acontece uma queima de fusíveis constante, é possível que os cabos estejam com rupturas. Esses também podem ser sintomas de curto-circuito entre os terminais. 
 
A importância da centralina do motor  
Com a obrigatoriedade da instalação de freios ABS na fabricação de todos os modelos, hoje em dia essa peça é indispensável. A centralina do motor funciona como o “cérebro” do carro oferecendo segurança e conforto para o motorista e os passageiros. 
Sem esse componente, seria impossível curtir um bom som, aproveitar o ar-condicionado, contar com faróis inteligentes, entre inúmeras outras comodidades. 
Com certeza, a centralina do motor otimiza a dirigibilidade do veículo. 
 
É extremamente importante cuidar desse componente do seu carro. Conte com a oficina autorizada da Minas France para realizar a manutenção preventiva ou avaliar sintomas suspeitos da centralina do motor
Clique aqui
 
Siga nossas redes sociais: Facebook  e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também