Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Minas France Pampulha

Av. Presidente Antonio Carlos, nº 7951. Bairro São Luiz.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1185

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2101-5000

Minas France Savassi

Rua Prof. Moraes, nº 485. Bairro Funcionarios.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1185

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 3503-3302

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 3503-3300

Home Blog

Blog Minas France

Música no carro afeta a concentração?

Uma trilha sonora é capaz de provocar sentimentos positivos e negativos. Saiba se ouvir música no carro é prejudicial ou não acompanhando este post!

Como funciona a recepção da música pelo organismo? 
Ainda que ouvir música seja uma atividade comum, o seu impacto no organismo pode ser bem maior do que muitas pessoas imaginam. Primeiramente, o som, ao ser captado pelos ouvidos, realiza um percurso até as estruturas responsáveis pela interpretação desse estímulo. Em seguida, o cérebro categoriza a melodia de acordo com o seu ritmo. A partir de então, esse mesmo órgão desperta outras áreas do corpo. 
Diversos estudos apontam a influência dos sons no corpo humano. Confira alguns deles e saiba como ouvir música no carro pode afetar o seu dia a dia no trânsito. 
 
Pesquisa conjunta entre o Spotify e a Universidade de Nova York 
Antes de mais nada, essa pesquisa revelou que ouvir música no carro altera o humor de quem dirige. Entre as constatações, escolher sons tristes resulta numa carga de energia com duração de até duas horas. Sem dúvida, esse fato surpreendeu a equipe envolvida nos estudos. Isso acontece porque esse tipo de melodia combina uma batida rítmica mais forte com uma percepção melancólica, algo muito almejado entre motoristas. 
Além disso, a influência da música sobre o humor tem a ver com as seguintes características:  
  
✔ Energia; 
✔ Batida; 
✔ Duração; 
✔ Valência, a qual diz respeito à profundidade, à emoção e ao sentimento. 
  
Tais fatores colaboram para a elevação da energia da pessoa durante a direção. Por exemplo, as músicas que possuem batidas energéticas e alegres e que, portanto, apresentam alta valência, são boas para o trânsito. Todavia, as trilhas tristes com uma escala menor do nível de valência proporcionam uma popularidade semelhante às primeiras. Ou seja, essa alta probabilidade de gerar energia, independentemente de o tema ser feliz ou triste, provoca uma maior motivação no início do dia. 
Ao mesmo tempo, os sons mais melancólicos têm uma boa repercussão entre condutores, uma vez que eles ajudam a relembrar momentos de superação. 
 
Pesquisa da Unesp com apoio da FAPESP 
A Universidade Estadual Paulista, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, descobriu que o gênero instrumental produz benefícios ao coração. De acordo com o professor Vitor Engrácia Valenti, ouvir esse tipo de música no carro atenua o estresse do órgão. Tal observação foi feita com 5 mulheres saudáveis pertencentes à faixa etária entre 18 e 23 anos de idade. A pesquisa selecionou condutoras recém-habilitadas, porque elas ainda não estão habituadas à exaustão provocada pelo trânsito. 
Em conclusão, ouvir música no carro se constitui como uma prevenção em prol da saúde cardiovascular até mesmo em horários de pico. 
 
Aumento da concentração 
Além das pesquisas acima, é interessante mencionar que a música no carro é capaz de aumentar a concentração no trânsito. Segundo Neuro Rodrigues de Almeida Neto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, esse hábito pode melhorar de forma aguda os níveis de concentração a curto prazo. 
 
Conclusão 
Ainda que haja um consenso geral de que as músicas tristes evoquem sentimentos negativos, no trânsito elas podem aumentar o nível de energia das pessoas. Por isso, começar o dia escolhendo uma trilha sonora que proporcione boas lembranças pode ser tão importante quanto tomar um bom café da manhã. 
 
Viu só como a música no carro afeta a concentração de forma positiva? Se você ainda não conta com um sistema de som no seu Renault, entre em contato com a Minas France e agende sua instalação. Clique aqui
 
Siga nossas redes sociais: Facebook  e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também

(31) 2101-5000