Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Minas France Pampulha

Av. Presidente Antonio Carlos, nº 7951. Bairro São Luiz.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 4042-1174

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2101-5000

Minas France Savassi

Rua Prof. Moraes, nº 485. Bairro Funcionarios.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 3972-4082

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 3503-3302

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 3503-3300

Home Blog Saiba tudo sobre recall de veículos

Blog Minas France

11 de maio, 2020

Saiba tudo sobre recall de veículos

Alguns lotes podem apresentar defeitos mesmo com todos os testes de segurança. Entenda melhor como funciona o recall acompanhando este post!

O que é o recall de veículos? 
recall é uma convocação feita pelas fabricantes com o intuito de avisar aos clientes que algum componente de determinado modelo possui defeito e necessita ser levado à montadora. 
Segundo a lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor, as montadoras têm o dever de informar a necessidade de recall e o local para que a correção seja feita. Esse aviso pode ser feito pela televisão, em jornais, nas rádios, entre outros meios de comunicação.  
O Procon e o Ministério da Justiça também devem ser oficialmente alertados sobre a situação e essa comunicação ocorre antes do pronunciamento à população. O informe deve conter o nome do modelo, seu ano de fabricação e o número do chassi. 
 
Quando surge a necessidade do recall? 
Quando uma montadora percebe falhas no processo de produção que podem gerar imperfeições em modelos já vendidos, é necessário realizar um recall
Esses defeitos podem comprometer a integridade física do condutor, dos passageiros e de outras pessoas envolvidas no trânsito.  
 
Como o motorista deve agir? 
O proprietário que possui o modelo convocado para recall pelas montadoras poderá agendar o serviço na montadora. A realização dos reparos é gratuita. Caso o condutor já tenha feito a correção do defeito, possui direito ao ressarcimento do valor gasto. 
O prazo para atender ao chamado não expira. Apesar do conhecimento sobre a importância que envolve o recall, muitos proprietários não levam seus veículos após o chamado. Além de colocar a segurança em risco, outros aspectos relacionados ao não atendimento podem gerar complicações:  
✔ No documento do carro poderá constar um recall pendente; 
✔ Em casos de acidentes graves que tenham relação com o defeito comunicado pela montadora, tanto esta como o proprietário poderão ser responsabilizados. 
 
Como as montadoras podem amparar o cliente em caso de recall? 
Se o veículo permanecer muito tempo parado na oficina, a montadora terá que prover alternativas ao motorista como, por exemplo, corridas de táxi ou carro reserva. 
No caso em que ela não tiver a peça em estoque, o proprietário poderá recorrer aos os órgãos de defesa do consumidor. É relevante mencionar que após o recall, o carro deverá ser levado somente às oficinas oficiais da montadora. 
 
Ao comprar um carro usado, é possível identificar se ele já passou pelo recall? 
Sim! A consulta pode ser feita pelo site do Ministério da Justiça ou no do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 
Além disso, o comprador pode exigir o comprovante de cumprimento ao recall no momento da negociação. 
 
O que é o recall branco? 
Este tipo de recall consiste nos chamados para correção de problemas que não colocam a vida do motorista e de outras pessoas em risco. 
 
Agora que você já sabe tudo sobre recall de veículos, lembre-se da importância de consertar o seu Renault apenas com profissionais de confiança. 
Agende seu serviço nas oficinas autorizadas da Minas France
 
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também