Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Minas France Pampulha

Av. Presidente Antonio Carlos, nº 7951. Bairro São Luiz.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1185

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2101-5000

Minas France Savassi

Rua Prof. Moraes, nº 485. Bairro Funcionarios.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1185

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2101-5080

VENDAS DIRETAS

(31) 3503-3302

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 3503-3300

Home Blog

Blog Minas France

Você conhece todos os tipos de airbag?

O recurso é indispensável para a segurança a bordo. Porém, muitas pessoas não sabem que existem vários tipos de airbag. Saiba mais sobre eles neste post!

Item de segurança previsto em lei 
Sem dúvida, boa parte dos condutores não sabe que existe diversos tipos de airbag, porque apenas um deles é obrigatório. A partir de 2014, todos os carros passaram a ser fabricados com airbag duplo frontal e sistema de freios ABS. Tal obrigatoriedade está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) por meio da Lei nº 11.910 de 18 de março de 2009, a qual diz o seguinte: 
 
“Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN: (...) 
  
VII - equipamento suplementar de retenção - air bag frontal para o condutor e o passageiro do banco dianteiro. (...) 
  
§ 5o A exigência estabelecida no inciso VII do caput deste artigo será progressivamente incorporada aos novos projetos de automóveis e dos veículos deles derivados, fabricados, importados, montados ou encarroçados, a partir do 1o (primeiro) ano após a definição pelo Contran das especificações técnicas pertinentes e do respectivo cronograma de implantação e a partir do 5o (quinto) ano, após esta definição, para os demais automóveis zero quilômetro de modelos ou projetos já existentes e veículos deles derivados. 
  
§ 6o A exigência estabelecida no inciso VII do caput deste artigo não se aplica aos veículos destinados à exportação.” 
 
Portanto, os demais tipos de airbag são opcionais ou instalados pela fabricante em veículos com pacotes de segurança mais abastados.  
 
Como funciona o airbag? 
Antes de mais nada, é importante salientar que a eficácia do airbag durante a colisão será completa somente se motoristas e passageiros estiverem corretamente posicionados em seus bancos e utilizando o cinto de segurança. 
Assim, quando o carro sofre uma desaceleração brusca, o dispositivo é acionado, porque a unidade de controle eletrônico envia um alerta ao ignitor do gerador de gás. Este possui substâncias que reagem e explodem após o aviso recebido empurrando a bolsa inflável. 
Em seguida, a bolsa de ar esvazia progressivamente a fim de absorver a força projetada pelo corpo. 
 
Tipos de airbag 
De fato, há muitas variações do recurso, sendo que alguns ainda não estão disponíveis em modelos comercializados em território nacional. Portanto, a seguir estão listados os tipos mais conhecidos:  
 
▪ Frontal: como mencionado acima, é o tipo obrigatório no Brasil. Ele infla conforme o grau da colisão protegendo o peito do(a) motorista e do(a) passageiro(a) situado(a) no banco da frente. Dessa forma, o choque contra o volante e o painel é evitado. 
▪ Lateral: protege o tronco dos ocupantes e está localizado nas laterais do veículo. Alguns carros possuem esse tipo nas partes traseira e dianteira. Outros, apenas nesta última. 
▪ Cortina: uma vez que esse airbag se estende de uma ponta à outra do automóvel, são evitados impactos laterais, bem como ferimentos ocasionados por cacos de vidro. 
▪ Joelhos: como o próprio nome informa, esse airbag evita a colisão entre os joelhos do(a) motorista e a coluna de direção do carro. 
▪ Central: situado entre os bancos dianteiros, evita o choque entre os próprios ocupantes. 
▪ Traseiro: localizado atrás dos encostos de cabeça dos bancos traseiros, protege a cabeça dos mesmos em situações de colisão traseira. 
▪ Capô: fabricado para casos de atropelamento, absorve o impacto do(a) pedestre contra a tampa do compartimento do motor e o para-brisa (onde esse airbag está instalado).  
▪ Teto: é projetado para modelos com teto solar, o que evita cortes causados pelo vidro desse componente, além da projeção dos passageiros para fora do veículo. 
 
Ademais, há cintos que executam o papel de airbag. 
 
Quais tipos de airbag o seu modelo possui? Lembre-se de reforçar a sua segurança e a de sua família com um seguro automotivo.
Clique aqui para conhecer as opções da Minas France
 
Siga nossas redes sociais: Facebook  e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também

(31) 2101-5000