Telefones

Minas France Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 7951 - São Luiz, Belo Horizonte - MG

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2101-5070

ACESSÓRIOS

(31) 2101-5028

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

CONSÓRCIO

(31) 2122-1922

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2101-5000

Minas France Savassi

Rua Prof. Moraes, 455 - Funcionários, Belo Horizonte - MG

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2101-5070

ACESSÓRIOS

(31) 3503-3318

VENDAS DIRETAS

(31) 3503-3302

CONSÓRCIO

(31) 2122-1922

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 3503-3300

Minas France Barão

Av. Barão Homem de Melo, 3560 - Estoril, Belo Horizonte - MG

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2101-5070

ACESSÓRIOS

(31) 3379-7790

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

CONSÓRCIO

(31) 2122-1922

GERAL DA CONCESSIONÁRIA

(31) 3379-7700

Home Blog

Blog Minas France

O que é necessário para realizar uma restauração de carro? 

Se tem vontade de repaginar modelos antigos, é importante adotar cuidados para não perder dinheiro. Saiba mais sobre restauração de carro! 
 
Sem dúvida, a restauração de carro é um hobby de vários motoristas. O investimento exige pesquisa e paciência, pois, não costuma ser fácil encontrar as peças de um modelo que já está fora de circulação há muitos anos.  
Caso você esteja planejando devolver o brilho a um automóvel, não deixe de conferir as dicas a seguir! 
 
Quando vale a pena fazer a restauração de carro? 
Antes de mais nada, é imprescindível analisar se a restauração de carro poderá ser concluída com sucesso. Isso pode ser previsto ao observar alguns fatores básicos. Só para ilustrar, verifique com cuidado se a lataria possui condições de receber tal tratamento. A presença de ferrugem, por exemplo, sinaliza a inviabilidade de continuar com o plano, já que o custo para prosseguir seria significativamente alto. 
Além disso, caso o modelo não esteja em família, e você queira comprar algum para começar a restaurá-lo, procure ajuda de profissionais para entender qual veículo realmente pode entregar o resultado que deseja. 
 
Faça uma especialização 
Inegavelmente, por mais que alguém já tenha o costume de fazer manutenções no veículo por conta própria, o processo de restauração de carro exige habilidades específicas. Por isso, existem algumas escolas e oficinas que ministram cursos e workshops. Em Belo Horizonte, a Oficina Marca tornou-se conhecida em lecionar alguns módulos com esse foco. 
Também é interessante frequentar eventos automotivos para discutir ideias com outros amantes de carro e buscar referências. 
 
Tempo e dinheiro  
Com toda a certeza, quando se fala em investimento em restauração de carro, a preocupação deve estar voltada não apenas para o lado financeiro, como também às questões de tempo. 
Quanto mais dinheiro para investir, mais rápida será a transformação do automóvel. Porém, em boa parte dos casos não há uma quantia considerável de recursos disponível. Se essa for a sua situação, comece a restauração consciente de que levará algum tempo, algo que pode ser positivo, já que passará mais tempo aproveitando esse hobby. Tenha paciência para negociar peças e fazer pesquisas com o intuito de encontrá-las. 
Além disso, quem almeja ganhar dinheiro com a venda da restauração de carro deve optar por peças originais, porque é uma preferência do mercado. 
Já as pessoas que intencionam manter o modelo costumam comprar componentes paralelos para deixar o trabalho mais barato.  
 
Certificado de originalidade 
Após a restauração de carro, a maioria dos colecionadores entra com processo no Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Dessa maneira, é possível obter a placa para esse tipo de veículo, atestando sua originalidade. No entanto, para conseguir a autorização do órgão, alguns requisitos devem ser obedecidos: 
 
- O modelo deve ter sido produzido há mais de 30 anos; 
- As características de fabricação necessitam ser mantidas; 
- Ele precisa integrar uma coleção. 
 
Faça um checklist 
Com essas instruções prévias, organize uma lista com todas as mudanças que precisam ser feitas. Nesse momento, não se esqueça de dar uma olhada no manual do carro para entender perfeitamente seus sistemas e suas exigências. 
Tal organização te ajudará até mesmo a prever com maior precisão os gastos financeiros e de tempo. 
 
Vai realizar a restauração de carro? Depois de finalizar o processo, vale a pena contratar um seguro para terceiros. Saiba mais conversando com os consultores da Minas France
 
Visite nossos perfis: Facebook e Instagram.     
 
Referências: 
Nakata 
Tecfil 
Moura 
Minuto Seguros 

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 2101-5000

Adicionamos você também

(31) 2101-5000