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15 de setembro, 2022
O componente está presente nos modelos de grande porte da montadora. Entenda como o motor turbo TCE se destaca entre os concorrentes!
O que é o motor turbo TCE 1.3?
Antes de mais nada, o motor turbo TCE 1.3 trata-se de uma potente linha da Renault. Só para ilustrar, seu conjunto recebe a tecnologia desenvolvida para os carros que enfrentam as pistas de Fórmula 1. Ou seja, proporciona uma sensação indescritível aos motoristas que têm a oportunidade de conduzir um modelo equipado com a peça.
É possível dizer que o motor turbo TCE é o mais moderno e inovador do mercado. Entrega 170 cavalos de potência com torque de 27,5 kgfm (quilograma-força). Contudo, apesar dessa força, ele é econômico.
Além disso, o conforto e a segurança são garantidos pelo tipo de câmbio, o CVT XTronic de 8 velocidades.
Como é o projeto do motor?
Primeiramente, o motor turbo TCE 1.3 flex funciona com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente. Consequentemente, a peça oferece um torque máximo a 1.600 rpm (rotações por minuto). Com seu turbo compressor, o veículo responde melhor às variações de pressão na admissão, sendo bastante ágil.
Por outro lado, o cabeçote em formato Delta compacta o tamanho do motor, resultando em:
- Massa reduzida;
- Centro de gravidade mais baixo;
- Controle térmico equilibrado.
Visto que o coletor de escape é integrado ao cabeçote, a resposta do turbo é incomparável, assim como há uma otimização da curva de torque.
São outros detalhes exclusivos do motor turbo TCE:
Comando de válvulas
Tal região da peça é composta por um duplo eixo com temporização variável das válvulas de admissão e escape. Uma vez que possui controle eletrônico, há uma variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas. Como resultado, o veículo equipado com o motor se destaca em performance e menor consumo de combustível, independentemente da rotação.
Ademais, o comando tem balancins roletados, reduzindo em atrito e gerando ainda mais economia.
Bronzinas polímero-metálicas
O conjunto ainda recebe aplicação de tratamento superficial de polímero com o intuito de diminuir o atrito no sistema virabrequim-mancais, preservando a durabilidade.
Injeção direta de combustível com 250 bar de pressão
Ao mesmo tempo, os injetores centrais são projetados com vazão, direção, tamanho de jato e 6 furos em cada um com o objetivo de receber o etanol. Dessa forma, há maior atomização do combustível, torque e potência.
Cilindros com BSC (Bore Spray Coating)
Por fim, o tratamento BSC é feito sobre as paredes dos cilindros para viabilizar uma troca térmica eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água. Isso reduz o atrito com os anéis e pistões, e também melhora o controle da pré-detonação.
Composição do câmbio
O câmbio do motor turbo TCE é, sobretudo, idealizado para minimizar aquela sensação de deslizamento durante as arrancadas e transferir o máximo de torque às rodas.
É composto por:
- Faixa de atuação do lock-up ampliada;
- Corrente de menor largura;
- Bomba de óleo;
- Novo óleo de baixa viscosidade;
- Válvula de controle hidráulico.
Modelos equipados com o motor turbo TCE
Com toda a certeza, os veículos da Renault equipados com o motor turbo se sobressaem em suas categorias. Nesse sentido, saem de fábrica com a tecnologia o Duster, o Captur e a Oroch.
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