Telefones

Minas France Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 7951 - São Luiz, Belo Horizonte - MG

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2101-5070

ACESSÓRIOS

(31) 2101-5028

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

CONSÓRCIO

(31) 2122-1922

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2101-5000

Minas France Savassi

Rua Prof. Moraes, 455 - Funcionários, Belo Horizonte - MG

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2101-5070

ACESSÓRIOS

(31) 3503-3318

VENDAS DIRETAS

(31) 3503-3302

CONSÓRCIO

(31) 2122-1922

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 3503-3300

Minas France Barão

Av. Barão Homem de Melo, 3560 - Estoril, Belo Horizonte - MG

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2101-5070

ACESSÓRIOS

(31) 3379-7790

VENDAS DIRETAS

(31) 2101-5060

CONSÓRCIO

(31) 2122-1922

GERAL DA CONCESSIONÁRIA

(31) 3379-7700

Home Blog

Blog Minas France

Quais são os diferenciais do motor turbo TCE 1.3 da Renault?

O componente está presente nos modelos de grande porte da montadora. Entenda como o motor turbo TCE se destaca entre os concorrentes! 

O que é o motor turbo TCE 1.3? 
Antes de mais nada, o motor turbo TCE 1.3 trata-se de uma potente linha da Renault. Só para ilustrar, seu conjunto recebe a tecnologia desenvolvida para os carros que enfrentam as pistas de Fórmula 1. Ou seja, proporciona uma sensação indescritível aos motoristas que têm a oportunidade de conduzir um modelo equipado com a peça. 
É possível dizer que o motor turbo TCE é o mais moderno e inovador do mercado. Entrega 170 cavalos de potência com torque de 27,5 kgfm (quilograma-força). Contudo, apesar dessa força, ele é econômico. 
Além disso, o conforto e a segurança são garantidos pelo tipo de câmbio, o CVT XTronic de 8 velocidades. 
 
Como é o projeto do motor? 
Primeiramente, o motor turbo TCE 1.3 flex funciona com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente. Consequentemente, a peça oferece um torque máximo a 1.600 rpm (rotações por minuto). Com seu turbo compressor, o veículo responde melhor às variações de pressão na admissão, sendo bastante ágil. 
Por outro lado, o cabeçote em formato Delta compacta o tamanho do motor, resultando em: 
 
- Massa reduzida; 
- Centro de gravidade mais baixo; 
- Controle térmico equilibrado. 
 
Visto que o coletor de escape é integrado ao cabeçote, a resposta do turbo é incomparável, assim como há uma otimização da curva de torque.  
São outros detalhes exclusivos do motor turbo TCE: 
 
Comando de válvulas 
Tal região da peça é composta por um duplo eixo com temporização variável das válvulas de admissão e escape. Uma vez que possui controle eletrônico, há uma variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas. Como resultado, o veículo equipado com o motor se destaca em performance e menor consumo de combustível, independentemente da rotação.  
Ademais, o comando tem balancins roletados, reduzindo em atrito e gerando ainda mais economia. 
 
Bronzinas polímero-metálicas 
O conjunto ainda recebe aplicação de tratamento superficial de polímero com o intuito de diminuir o atrito no sistema virabrequim-mancais, preservando a durabilidade. 
 
Injeção direta de combustível com 250 bar de pressão 
Ao mesmo tempo, os injetores centrais são projetados com vazão, direção, tamanho de jato e 6 furos em cada um com o objetivo de receber o etanol. Dessa forma, há maior atomização do combustível, torque e potência
 
Cilindros com BSC (Bore Spray Coating) 
Por fim, o tratamento BSC é feito sobre as paredes dos cilindros para viabilizar uma troca térmica eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água. Isso reduz o atrito com os anéis e pistões, e também melhora o controle da pré-detonação
 
Composição do câmbio 
O câmbio do motor turbo TCE é, sobretudo, idealizado para minimizar aquela sensação de deslizamento durante as arrancadas e transferir o máximo de torque às rodas
É composto por: 
 
- Faixa de atuação do lock-up ampliada; 
- Corrente de menor largura; 
- Bomba de óleo; 
- Novo óleo de baixa viscosidade; 
- Válvula de controle hidráulico. 
 
Modelos equipados com o motor turbo TCE 
Com toda a certeza, os veículos da Renault equipados com o motor turbo se sobressaem em suas categorias. Nesse sentido, saem de fábrica com a tecnologia o Duster, o Captur e a Oroch
 
Quer viver a experiência de dirigir um veículo com o motor turbo TCE? Consulte o sistema de vendas diretas da Minas France para encontrar seu 0 km com preços especiais. 
 
Siga nossos perfis: Facebook e Instagram.     

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 2101-5000

Adicionamos você também